Com um bom tempo de uso, é normal que as ferramentas elétricas começam a desgastar, tanto para um uso doméstico, quanto industrial, ou para construção civil. Isto é previsto pelos fabricantes, já que existe uma validade e data para revisão.
O efeito dessa deterioração pode não afetar por agora, porém você pode perceber que terá algumas dificuldades futuramente.
Portanto, fique alerta a sinais como: queda na produtividade ou a necessidade de fazer remendos e improvisos, que levam à uma má utilização destas ferramentas, podendo levar até a acidentes físicos.
Para evitar que isso aconteça, nós da Ferrari Máquinas separamos 5 dicas imperdíveis para que você conserve e melhore a vida útil das suas ferramentas manuais elétricas.
1. Armazenamento das ferramentas elétricas:
O local de armazenagem influencia muito na durabilidade das ferramentas elétricas, portanto é essencial que você encontre um local sem umidade, e dê preferência para embalagem do fabricante, porque ela foi feita com o objetivo de facilitar a proteção e transporte do seu equipamento, o que em outras palavras, irá resultar em um desgaste mínimo.2. Limpeza das peças:
Não tenha dúvidas de que a limpeza é um fator muito importante na vida útil de qualquer equipamento. Para que isso seja feito, é interessante que você tenha:- Um pincel macio para limpar resíduos, entradas e saídas de ar;
- Uma flanela limpa para que a carcaça da ferramenta fique sem umidade.
3. Voltagem do equipamento:
Para quem conhece bem as ferramentas elétricas, provavelmente já sofreu com isto, mesmo que apenas uma vez. Então preste bastante atenção na voltagem do seu equipamento! Apesar de atualmente a maioria ser bivolt, alguns ainda funcionam em 110V ou 220V. Vale lembrar que, algumas ferramentas bivolt têm uma chave para que você alterne a voltagem manualmente, então confira tudo antes de usar para garantir uma experiência plena. Se você conectar seu aparelho em uma tomada não compatível, pode perder sua ferramenta de vez, e junto com ela, o seu investimento.4. Utilização correta:
Use sua ferramenta elétrica de acordo com sua finalidade, e respeite isso como uma lei! Quando você tenta adaptar para utilidades que fogem do objetivo da ferramenta elétrica, pode acabar danificando o equipamento ou se machucando. Se tiver dúvidas sobre a utilização dos equipamentos da Ferrari Máquinas, pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp.5. Revisão profissional:
Fazer a revisão da sua ferramenta elétrica frequentemente é uma das melhores formas de aumentar a vida útil dela. Então fique atento se:- Precisa de reposição de alguma peça;
- Precisa melhorar a lubrificação;
- Existe alguma peça danificada;
- Os parafusos estão bem apertados.