Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
torno mecânico

Torno Mecânico: conheça suas propriedades e operação

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Você já ouviu falar na ferramenta chamada Torno Mecânico? É uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Ele permite a usinagem de variados componentes mecânicos, de forma que possibilita confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos.

 

A estrutura do torno mecânico

O torno mecânico é formado por uma unidade em forma de caixa que sustenta a estrutura que chamamos de cabeçote fixo. Na composição da ferramenta, encontramos também duas superfícies orientadoras chamadas barramentos. O barramento é, então, a base do torno. Dessa forma, ele sustenta os acessórios acoplados à ferramenta.

A ferramenta possibilita, assim, o acoplamento dos mais diversos acessórios, fazendo com que o torno desempenhe uma ampla gama de funções.  Esses acessórios, por sua vez, podem ser lunetas, cabeçotes fixos e móveis, entre outros. De modo que o torno pode assim exercer funções de outras máquinas ferramentas, como fresadora, plaina, retífica ou furadeira.

A máquina-ferramenta do Torno mecânico faz com que seja necessário utilizar placas de fixação para as peças que serão trabalhadas, promovendo melhor estabilidade. Essas placas podem ser de três castanhas, para peças cilíndricas, ou de quatro castanhas, para peças de perfil retangular.

Mas, afinal, o que são castanhas? Uma peça importante para a utilização do torno mecânico é a castanha. Essa peça, então, promove a fixação das peças para a usinagem. Podemos encontrar diferentes tipos de castanhas, sendo de perfil mole, duro, com mordentes basculantes ou rígidos, porcas T e outros que se encaixam para os diversos tipos de tornos. Além de possuir as mais diversas dimensões.

 

torno mecânico

 

Operação e funcionamento

Chamamos de torneamento a função exercida pelo torno mecânico. Essa operação abrange uma combinação de dois movimentos, sendo eles a rotação da peça e o movimento de avanço da ferramenta.

O movimento de avanço da peça possui dois modos. O primeiro, com o intuito de tornear o diâmetro da peça para um tamanho menor, será um avanço da ferramenta ao longo da peça. Caso precise que a peça seja facetada, devemos então utilizar o avanço em direção ao centro para o final da peça.

A combinação desses movimentos, a direção de avanço e sua rotação, resultam por exemplo em superfícies curvas ou cônicas, podendo lidar com diversas possibilidades. O torneamento pode ser decomposto em diversos cortes básicos para a seleção de tipos de ferramentas, dados de corte e para a programação de certas operações.

 

torno mecânico

 

Cuidados ao utilizar a ferramenta

Para a operação do torno mecânico é necessário treinamento e cuidados para a segurança do operador e da máquina. Pois, por possuir peças expostas, como partes giratórias, podem causar acidentes se não manuseadas da forma correta.

Não se deve utilizar luvas, correntes, anel, roupas com mangas compridas e folgadas para não haver risco de prender ao torno e causar um acidente. O adequado é utilizar apenas óculos de proteção como equipamento de proteção individual.

A manutenção e limpeza do torno mecânico é necessária para segurança e aumento da vida útil da ferramenta. Além disso, as castanhas devem ficar protegidas com anteparos, preferencialmente, transparentes, como Policarbonato, e ter um sistema de antitravamento de segurança.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Categorias

Se cadastre para receber novidades da Ferrari