Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
serra tico tico Ferrari

Serra tico tico: como usar esse equipamento?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

A serra tico tico é um equipamento super importante para quem trabalha com madeira. Conhecida, também, como serra vaivém ou de recortes, esse equipamento é ideal para realizar movimentos de que vão e voltam com serras pequenas.

Entre esses equipamentos, podemos encontrar dois modelos, que são a fixa, que fica na bancada, e a manual, livre do suporte. Além disso, a serra é indicada para cortar diversos materiais, como madeira, plástico ou metais. Quer saber como usar esse equipamento? Então, continue lendo este texto e confira!

O que se pode fazer com uma serra tico tico?

A serra tico tico é indicada para o corte de materiais rígidos, como as madeiras, cerâmicas, azulejos, MDF e drywall. Assim, essa ferramenta realiza cortes retos, curvos, círculos e quadrados de forma mais rápida e sem esforço.

Existem dois modelos de serra que são a manual e a de bancada. Sendo que a primeira possui uma configuração que permite o movimento pendular da lâmina. Já a segunda fica apoiada em uma bancada e garante maior estabilidade e menos esforço manual.

serra tico tico Ferrari

Como escolher uma serra tico tico?

É indicada para a utilização em marcenarias, confecção de móveis e enfeites. Sendo assim, para realizar a sua escolha é importante saber quais são as características dessa serra. Por isso, separamos os seguintes tópicos com os itens que precisam ser observados:

Potência 

Se refere à velocidade do motor que é empregada na hora de cortar. Dessa forma, quando temos trabalhos contínuos ou mais exigentes, as mais potentes têm um desempenho e uma durabilidade maior.

Ação pendular

É um turbo que é aplicado na lâmina da serra tico tico e permite que os cortes sejam feitos mais rápidos e com o melhor desempenho. Assim, a ação pendular pode ser localizada na parte da frente para ser acionada.

Controle de velocidade

Esse botão influencia na velocidade que a máquina irá desempenhar. É a partir desse botão que será possível escolher a potência do corte. No momento de comprar, você pode ler a descrição do produto e se tiver escrito “ 3 mil golpes por minuto”, a máquina não oferece esse controle. No entanto, se estiver escrito “de 0 a 3 mil golpes por minuto”, esse mecanismo está presente. 

Base da serra tico tico

Garante mais estabilidade, conforto e precisão na hora de fazer o trabalho. Assim, as bases de alumínio, de uma forma em geral, tendem a ser mais estáveis.  Contudo, no caso da chapa estampada, as mais firmes oferecem o melhor desempenho.

Engate rápido

O mecanismo que facilita a realização da troca da lâmina. Sendo assim, ele permite mais agilidade na execução do trabalho. As serras que necessitam da utilização da chave para a troca da lâmina atrasam o trabalho.

Ajustes orbitais

Os ajustes orbitais são os responsáveis por permitir que o equipamento realize cortes em diferentes ângulos e lados. Dessa forma, é possível ter mais variedade na realização do corte.

Lâmpada de LED

É um acessório muito importante para garantir o melhor desempenho do trabalho. Com ela, você consegue iluminar o caminho que a serra irá realizar no momento do corte.

Como usar uma serra tico tico?

1º passo: marque a linha de corte

Marque no seu material o lugar que você precisa cortar. Isso garante mais precisão na hora de realizar o trabalho.

2º passo: escolha qual a lâmina de corte adequada

Cada material, como a madeira, o ferro e o alumínio, necessita de uma lâmina específica para corte. Por isso, escolher com o que você vai trabalhar é o mais recomendado para se fazer antes de cada trabalho.

3º passo: encaixe a lâmina

O encaixe da lâmina acontece de forma rápida e fácil. Para isso, introduza a lâmina na parte inferior da serra até você sentir que ela está fixa. Contudo, ela deve ser feita antes de ligar o equipamento na tomada. 

4º passo: acomode a ferramenta, acenda a luz de led e escolha a velocidade

Ligue o equipamento na tomada, acomode o equipamento na posição que você precisa, acenda a luz de led e inicie o processo.

5º passo: conduza a serra tico tico

Utilize as duas mãos para oferecer mais firmeza na hora de realizar o corte. Com calma, você pode conduzir a serra pela demarcação do material. Dessa forma, é importante tomar cuidado com o acúmulo de pó sobre o material.

6º passo: desligue o equipamento

Após finalizar o trabalho, limpe a peça e retire todas as pontas que tiverem sobrado. A partir disso, você garante um melhor acabamento para a peça que você estiver cortando.

A serra tico tico é o equipamento indicado para a realização de cortes precisos em diversos materiais. Por isso, conhecer as características do equipamento e como utilizá-lo é importante para desempenhar o trabalho de forma mais assertiva.

Quer saber mais sobre a serra tico tico? Clique aqui, conheça sobre o nosso equipamento e leve-o para a sua oficina.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se cadastre para receber novidades da Ferrari