Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
rebolo abrasivo

Rebolo Abrasivo: uma peça versátil e necessária

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Rebolo é uma ferramenta fabricada com material abrasivo, de forma redonda, que é normalmente utilizada em retíficas, esmerilhadeiras, moto esmeris. Ferramenta ideal para fazer desbaste em superfícies ferrosas ou para afiar ferramentas cortantes. É preciso pensar, então, nos cuidados com rebolos abrasivos para garantir a eficiência da operação, desde a escolha do rebolo correto até a correta utilização da ferramenta. Confira então algumas dicas que separamos para vocês!

 

Cuidados com o Rebolo Abrasivo

Para garantir o melhor funcionamento dos rebolos abrasivos, devemos nos atentar em sua utilização, instalação e escolha das peças. O ponto inicial é prestar atenção na Flange, sendo essa a peça que fixa o rebolo na máquina. Quando colocadas incorretamente podem ser deformadas e levar até a quebra do rebolo durante a montagem.

Uma Flange danificada ou mal instalada pode, assim, danificar todo o resto do sistema da máquina e o material que está sendo produzido. Devemos, então, nos atentar para que ela não apresente distorção em sua superfície, rebarbas, desgastada ou deformada.

Um dos pontos de grande importância é lembrar de nunca retirar os rótulos dos rebolos abrasivos. Isso mesmo, os rótulos são uma parte fundamental no rebolo, pois eles aumentam a força empregada para fixar o rebolo. Dessa forma, garantindo que ele fique estável e não tenha folgas. Quando removidos, a pressão de aperto aumenta podendo ocasionar a quebra dos rebolos.

A fixação do rebolo abrasivo é essencial para que não haja quedas e batidas. Além disso, já na montagem é necessário nos atentar a isso, evitando bater ou exercer uma alta força e pressão no rebolo. Também na montagem devemos, inicialmente, verificar a dureza do rebolo para escolher o correto para determinada máquina e operação.

 

Escolha o Rebolo correto para sua operação

Ao escolher o rebolo abrasivo para sua tarefa, você deve se atentar a alguns pontos como a dureza, operação e material da peça trabalhada. Definimos a dureza de acordo com a quantidade de liga na peça, sendo essa liga o material que une os grãos abrasivos do rebolo. A escolha errada da dureza pode resultar, por exemplo, na queima da peça de trabalho, pois a composição do rebolo pode estar muito dura em relação ao material da peça que está sendo trabalhada.

Sendo assim, devemos escolher a dureza de acordo com o material a ser trabalhado. Quanto mais duro ele for, mais macio deve ser o rebolo e vice-versa. Além do material, devemos saber definir o tipo de operação de trabalho.

Com o rebolo abrasivo, podemos exercer tanto o trabalho de acabamento quanto de desbaste e afiação. Utilizando um Moto Esmeril, por exemplo, podemos dar acabamento ou desbastar peças de aço, alumínio e ferro, bem como estruturas metálicas.

 

moto esmeril

 

O desbaste é a operação de tornar menos espesso e remover uma grande quantidade de material da peça. Ou seja, retirando todas as rebarbas e irregularidades da peça de trabalho. O acabamento, por sua vez, é o trabalho de remover a rugosidade e tornar mais lisa a superfície das ferramentas. Já a afiação, é a operação que permite dar forma as arestas de corte das ferramentas, possibilitando um corte mais preciso.

Escolher o rebolo correto e tomando os cuidados necessários, é possível garantir mais produtividade e segurança. Para isso, a Ferrari conta com uma linha de rebolos abrasivos de diferentes tamanhos e durezas. Clique aqui e encontre já o rebolo perfeito para a sua operação!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Categorias

Se cadastre para receber novidades da Ferrari