Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
ferramentas

Ferramentas básicas e essenciais para a marcenaria

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

Trabalhar com marcenaria exige dedicação, esforço e criatividade, mas também é essencial ter as ferramentas certas para que o trabalho tenha o melhor acabamento possível. 

Com ferramentas de qualidade, o resultado do trabalho tende a ser melhor. 

Muitas ferramentas podem ser usadas na marcenaria, mas existem algumas que não podem faltar. 

Pensando nisso, a Ferrari separou as sete ferramentas que não podem faltar para um(a) marceneiro(a). 

Trena, esquadros e réguas

Tirar medidas e ângulos é, sem dúvida, a base da marcenaria. Por isso, ter réguas, esquadros e trenas de todos os tamanhos é essencial. 

No caso de réguas e esquadros, dê preferencias aos de metal pois eles são mais resistentes. 

ferramentas

 

Jogo de formões/cinzéis

Para precisão e pequenos ajustes, os formões – ou cinzéis – são a melhor opção, já que um serrote pode ser muito grande para algumas peças. Dentre as ferramentas para marcenaria, os formões são os melhores para fazer os pequenos cortes de acabamento ou de entalhes.

Tome cuidado com a qualidade do seu jogo de formões! Os de preços mais acessíveis são melhores para cortar cordas e arames, mas para entalhos dê preferência para um conjunto de 6, 12 e 18mm que sejam mais resistentes, que precisarão de um investimento um pouco maior.

ferramentas

 

Plaina

Todas as peças que você for produzir precisam estar com a superfície nivelada, lisa e sem marcas de corte, para que os encaixes das peças fiquem mais fáceis e com um melhor acabamento. Para isso, a plaina é a melhor solução.

 

A plaina é uma ferramenta que serve para nivelar a superfície da madeira, fazendo cortes rentes e finos e com isso, as placas ficarão mais suaves. A ferramenta pode ser usada tanto em peças planas quanto curvas.

Existem dois tipos de plaina, a manual e a elétrica. Você irá escolher qual usar de acordo com o tamanho do projeto que está sendo feito. Para cortes pequenos e peças menores, a melhor opção é a plaina manual e para os projetos maiores, a elétrica dá conta do recado. 

plaina

Serras

Ao falar de marcenaria, é impossível não falar de serras e por isso, esse é um item mais que essencial. 

Para a marcenaria, é importante que você tenha mais de uma e de diferentes tamanhos, porque cada um tem um tamanho e tipo diferente que se adequa a cada tamanho de peça, peso e porte do projeto. 

É importante lembrar que existem tanto modelos manuais e elétricos. Assim como as plainas, para projetos grandes, um cortador elétrico agilizará o seu trabalho.

serras

 

Grampos

Não tem nada pior para um(a) marceneiro(a) do que a placa de madeira ficar balançando durante o corte da peça. Para evitar que isso aconteça, os grampos são a solução. 

Os grampos da marcenaria têm travas usadas para prender a placa de madeira à mesa de trabalho e dar estabilidade para o seu trabalho.

É importante que você tenha uma boa quantidade de grampos e de tamanhos diferentes, para você adaptar de acordo com o tamanho do projeto. 

grampos

Lixadeira

O acabamento é uma das coisas mais importantes na marcenaria e para isso, a lixadeira é fundamental. Tirar as farpas e preparar a madeira para receber a pintura é extremamente importante para entregar uma peça boa para o seu cliente. 

Existem lixadeiras eletrônicas e manuais, mas é importante que você tenha as duas opções e alguns refis de lixa, pois com o tempo e com o uso, elas acabam ficando gastas. 

lixadeira

 

Furadeira

A furadeira faz parte do cotidiano das pessoas, sejam elas marceneiras ou não, seja ela profissional ou pessoal, e ela é essencial na montagem de qualquer móvel. Sem os furos adequados, não tem como fazer os encaixes corretos dos parafusos, cavilhas ou de qualquer outra peça importante.

Existem modelos de furadeiras mais simples, com menos opções de brocas e mais compactas, que normalmente são usadas em obras domésticas e ajustes feitos em domicílio, mas para a marcenaria, invista em um modelo mais versátil.

furadeira

Confira as ferramentas disponíveis pela Ferrari clicando aqui!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se cadastre para receber novidades da Ferrari