Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Diferenças entre bombas d’água submersas e submersíveis

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

O abastecimento de água no Brasil se tornou um grande problema, até para as regiões que não passavam por crise hídrica, hoje, sofrem com o rodízio para a distribuição de água. Por conta disso, uma coisa é certa: o uso de bomba d’água. As bombas d’água são versáteis, disponíveis em vários formatos, tais como as bombas submersas e as bombas submersíveis.  Porém, se faz necessário entender as diferenças entre elas.

Existem muitas soluções no mercado para quem quer resolver o problema no transporte de água. Como dito, as bombas d’água podem ser a grande solução. Contudo, é muito comum ocorrer uma certa confusão em relação aos modelos de bombas d’água submersas e bombas d’água submersíveis e na hora você pode se confundir e comprar um equipamento não compatível com a sua necessidade. Veja, então, a diferença entre essas bombas d’água e quais são as suas principais aplicações.

Bombas d’água

Antes de mais nada, é importante saber que uma bomba d’água tem como função a transferência de água para abastecimento de residências e prédios, indústria ou pequenas irrigações. No mercado existem diversos modelos, indicados de acordo com cada necessidade.

Ocasionalmente, ocorre alguma confusão a respeito das bombas d’água nos modelos submersos e submersíveis, pois a semelhança dos nomes é muito comum. Por isso, é de grande importância escolher o equipamento que seja compatível com a sua necessidade.

Tanto a Bomba Submersa , quanto a Bomba Submersível  estão presentes em diversas atividades, sejam comerciais ou domésticas. Entretanto, sua semelhança fica apenas no nome, pois possuem um funcionamento bem diferenciado entre si.

Bomba Submersa

Existem diferentes formatos para a bomba submersa, sendo possível utilizá-las para bombear água de poços artesianos, bem como de tubulares ou de outras estruturas subterrâneas. A bomba submersa, em seu modelo elétrico, é projetado para bombear água limpa, puxando o líquido de grandes profundidades, para abastecer caixas d’água, cisternas e reservatórios. Os modelos monofásicos e trifásicos se diferenciam na potência, e capacidade de vazão, sendo fabricadas para atender tensões de 115v, 127v, 220v e 254v.

Aplicações da bomba submersa 

  • Abastecimento de condomínios residências e comerciais;
  • Armazenamento doméstico de água;
  • Compor sistemas de irrigação de pequenas plantações;
  • Distribuição de água para o setor pecuarista;
  • Utilização em serviços de jardinagens em praças e outros ambientes.

Bomba submersível

As bombas submersíveis são projetadas para bombear líquidos que possuem partículas sólidas ou outros dejetos. Por isso, são mais robustas, usadas principalmente para limpar reservatórios de água. Podem ser encontradas nos modelos trifásicos e monofásicos.

Ao contrário das bombas submersas, as bombas d’água submersíveis não operam constantemente no reservatório, por isso, é necessário retirar e limpar a bomba ao final da utilização. Além de ter uma estrutura, ela é mais complexa, uma vez que alguns modelos operam com dois motores elétricos com eixos de aço inox para não ocorrer deterioração.

Aplicações da bomba submersível

  • Projetos de escoamento/drenagem de águas pluviais e fluviais;
  • Operações que visem aprofundar mais o poço artesiano;
  • Serviços que precisam bombear partículas imperceptíveis (fluídos de óleo, por exemplo);
  • Diferentes atividades industriais;
  • Utilizada em estações de tratamento de esgoto.

Cuidados com as bombas d’água

Esses tipos de bombas d’água são produzidas para durarem, e para que isso aconteça é recomendável sempre o acompanhamento técnico e do fabricante. Para um melhor aproveitamento das bombas d’água, sempre siga as orientações que estão contidas no manual do fabricante. Caso não tenha experiência com o produto, contate um profissional para que possa ter o melhor uso do seu produto, não coloque em risco a sua rede elétrica.

Saber utilizar as bombas de maneira correta é fundamental em sistemas hídricos. A água é elemento básico para a execução de diversas tarefas, então,

usar a bomba certa irá garantir o funcionamento da produção. Que tal conhecer mais sobre as Bombas Ferrari e suas aplicações no dia a dia? Compartilhe esse post entre seus amigos. Conheça nossas redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn e nos acompanhe por lá para não perder nenhuma novidade!

Até a próxima!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Uma resposta

  1. Excellent goods from you, man. I’ve understand your
    stuff previous to and you are just too magnificent.
    I actually like what you’ve acquired here, certainly like what
    you’re stating and the way in which you say it. You make it
    entertaining and you still care for to keep it smart.
    I can’t wait to read far more from you. This is actually
    a wonderful site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias
Categorias

Se cadastre para receber novidades da Ferrari