Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
voltímetro

Conheça tudo sobre o voltímetro e sua função

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

Quando instalamos aparelhos ou até quando viajamos sempre nos preocupamos com a clássica pergunta: qual a voltagem do local? Os aparelhos possuem uma voltagem específica, podendo também ser bivolt, que garantem seu funcionamento e a preservação de seu funcionamento. Para garantir que a corrente de energia é compatível, temos então um dispositivo a nossa disposição, o voltímetro!

O que é um Voltímetro?

O voltímetro é um dispositivo que tem como principal função medir o potencial de tensão entre dois pontos em um circuito elétrico. Essa ferramenta surgiu a partir de uma descoberta em 1819, quando Hans Oersted notou a movimentação de uma agulha da bússola quando uma corrente foi passada por ela por meio de um fio.

Com a percepção desse fenômeno iniciaram testes e estudos, como da Lei de Ohm, além de poder acompanhar novas tecnologias. Sendo assim, possibilitou a criação do que hoje conhecemos como voltímetro. Além disso, podemos dizer que a maioria são, na verdade, multímetros capazes de medir tensão, corrente e resistência.

 

voltímetro

 

Como utilizar esse dispositivo?

No Brasil, os níveis de tensão elétrica são bem variados, podendo ela ser de 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts. Para saber e ajustar a voltagem de uma tomada, por exemplo, podemos utilizar o voltímetro.

Por conta de ser um contato direto com uma corrente elétrica, deve-se utilizar os equipamentos de proteção individual necessários. Desse modo, luvas são bem vindas, assim como além de evitar ter ferramentas e acessórios de metal por perto.

Ao iniciar o serviço, se deve primeiramente manusear a ponta preta e, em seguida, a vermelha. No caso da utilização em uma bateria, toque a sonda preta no terminal negativo e a vermelha no terminal positivo (nessa ordem). 

Um lembrete importante é certificar-se de que o dispositivo está configurado conforme o necessário para medir a tensão corretamente. Podendo ele ser para uma voltagem específica ou múltipla. Na Ferrari trabalhamos com um voltímetro múltiplo, o qual possui 4 níveis de voltagem. Podendo conferir uma corrente contínua ou alternada Teste 127 V / 220 V / 277 V / 460 V.

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se cadastre para receber novidades da Ferrari