A pistola pulverizadora elétrica é um produto que tem a finalidade de oferecer praticidade e eficiência em pintura, otimizando o serviço e proporcionando os melhores resultados. Se por um acaso você ainda utiliza pincéis ou rolos para pintura, aqui você saberá todos os motivos para realizar uma mudança e aderir à pistola pulverizadora.
Trata-se de um produto versátil, pois a pistola pulverizadora profissional atende com excelência todas as demandas existentes e, ao mesmo tempo, também atua com alto desempenho em domicílios ou pequenos reparos necessários do dia a dia. Elas contam com vários modelos, com diferentes voltagens e potências, permitindo que você escolha aquela que venha a ser a ideal para sua necessidade.
A pistola pulverizadora tem utilização indicada com produtos à base de água ou solventes, como vernizes, seladoras, tintas automotivas e tintas para pintura diversas, especialmente em paredes, portões, grades, venezianas, eletrodomésticos, metais e madeira, dentre muitas outras possibilidades.
Além disso, a pistola pulverizadora pode ser aplicada nos mais diversos segmentos do mercado, oferecendo precisão e resultados satisfatórios em um tempo reduzido se comparado a outros tipos de pintura. São muitas as vantagens que a pistola pulverizadora é capaz de oferecer.
Neste artigo falaremos um pouco mais da pistola pulverizadora elétrica. Depois de entender um pouco mais sobre o que é a pistola pulverizadora para pintura, que tal se aprofundar mais neste tema e conhecer os principais modelos de pistola pulverizadora de pintura? Suas principais características, vantagens e as principais aplicações da pistola pulverizadora de tinta.
Também forneceremos dicas essenciais para utilização, quais cuidados você deve tomar e como utilizar compressores de ar em conjunto com a pistola pulverizadora para otimizar ainda mais sua operação, explicando ainda sobre a pistola pulverizadora profissional e a utilizada em domicílios.
Quer saber mais sobre a pistola pulverizadora? Acompanhe o texto abaixo.
Pistola pulverizadora foi inventada no Século XIX
Muito comum atualmente, a pistola pulverizadora foi criada pelo engenheiro americano Francis Davis Millet, em 1892. Millet desenvolveu a pistola para a pintura de grandes superfícies, que era uma tarefa difícil e demorada com as técnicas convencionais da época.
LEIA MAIS: Conheça o compressor de ar
Desde então, ela tornou-se uma ferramenta fundamental na indústria da pintura e em muitas outras áreas que exigem a aplicação de revestimentos em grandes superfícies.
Pistola pulverizadora elétrica: quais as melhores opções do mercado?
Existe um alto número de opções de pistola pulverizadora elétrica no mercado e todas são capazes de atender as demandas existentes nos mais diversos segmentos. Contudo, é preciso ficar atento à qualidade do produto. Mas como saber quais as melhores opções de pistola pulverizadora do mercado?
O primeiro passo é buscar por marcas que sejam referências no setor. Entre as opções desse tipo de produto há itens importantes, como o ajuste do jato de tinta, disponível em diferentes modelos com 500W (um com voltagem de 127V e outro de 220V) ou 350W de potência (também com as opções de 127V e 220V), principalmente.
A mesma dica da escolha da pistola pulverizadora de pintura vale para os compressores de ar: opte por uma marca referência. Existem diversos modelos de compressores de ar capazes de atender toda e qualquer necessidade, como os compressores de ar direto e os mini compressores, além dos compressores de ar tradicionais.
Pistola pulverizadora profissional
A pistola pulverizadora profissional é utilizada por empresas e trabalhadores do setor de pintura e acabamento, entre outros, pois tem a capacidade de otimizar o serviço de forma eficaz e com alta qualidade, oferecendo os melhores resultados.
Apesar de também poder ser utilizada em domicílios por amadores ou mesmo em pequenos reparos do dia a dia, a pistola pulverizadora profissional é um produto que tem como objetivo oferecer alta eficiência em sua utilização.
Setor em alta
O mercado brasileiro de tintas movimentou cerca de R$ 17,9 bilhões em 2020, ano do levantamento mais recente divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). Esse número representou um crescimento de 12,4% em relação ao ano anterior.
A associação estima que o setor emprega diretamente cerca de 80 mil brasileiros e indiretamente mais de 200 mil. Além disso, o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de tintas da América Latina, sendo que a maior parte da produção é destinada ao mercado interno.
Pistola pulverizadora para pintura e mais aplicações
Entre as aplicações mais populares, está a pistola pulverizadora para pintura. A compressão de ar em alta pressão permite uma saída de tinta em milhares de gotículas em alta velocidade.
Isso garante a cobertura de todos os espaços a serem pintados, além da uniformidade na cobertura. Pincéis ou rolos são bem menos eficientes e rápidos em diversas áreas em comparação com a pistola pulverizadora para pintura.
Pistola pulverizadora de pintura: vantagens
A pistola pulverizadora elétrica oferece um alto número de vantagens independente da sua necessidade. Abaixo listamos as principais e mostramos porque é recomendado que se escolha esse acessório ao invés de itens para pintura convencional.
- Pintura com mais velocidade e eficiência
- Pintura com mais potência (o que complementa o item anterior)
- Capacidade de uma pintura mais uniforme
- Mais praticidade (independente se o uso for profissional ou amador)
- Maior alcance com relação as superfícies de difícil acesso (com outros equipamentos é provável que teria muito mais trabalho)
- Acabamento de alta qualidade (além de mais rápido e potente)
- Melhor custo-benefício devido a possibilidade de reutilização desde que seja bem cuidada
- Otimiza o trabalho e permite melhor gestão do tempo
- Compacto e de fácil armazenamento
- Ideal para uso domiciliar em qualquer necessidade de urgência
Pistola pulverizadora: dicas para utilização
Antes de mais nada, é preciso se preparar da melhor maneira para realizar a pulverização. O pintor utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para garantir sua proteção durante a atividade. Roupas que cobrem todo o corpo, como calças, camisas de manga longa, luvas e óculos fazem parte da vestimenta básica.
Em seguida é necessário preparar o ambiente, que necessita de iluminação. É preferível que haja iluminação natural, mas se não for possível a atividade pode ocorrer normalmente com luz artificial.
SAIBA MAIS: Compressor de ar direto
O preparo do ambiente inclui ainda a remoção de todo e qualquer tipo de objeto que esteja no ambiente a ser pintado, como móveis, quadros, equipamentos e etc. Por fim, as regiões periféricas precisam ser cobertas com precisão antes da pintura começar.
Feito isso basta iniciar a pintura com sua pistola pulverizadora elétrica. Ela pode ser usada em diversos ambientes, mas para cada um existem indicações específicas.
Pistola pulverizadora: efetuando a limpeza
Agora que já sabe bastante sobre a pistola pulverizadora, é interessante ficar por dentro de como efetuar uma limpeza correta para manter a qualidade do produto e sua alta eficiência, além de ser higiênico e garantir um maior tempo de vida útil da pistola pulverizadora elétrica.
Abaixo listamos alguns passos fundamentais para a limpeza:
- O primeiro ponto é desligar o produto e desconectá-lo da rede elétrica para não correr qualquer risco
- Em seguida você deve desenroscar o recipiente de tinta e esvaziar o restante do material para dentro da embalagem
- Utilize um pincel para limpar (cuidadosamente) o recipiente e o tubo de alimentação
- Insira uma pequena quantidade de solvente ou água e em seguida você deve rosquear de volta na pistola pulverizadora
- Ligue a pistola pulverizadora mais uma vez e borrife o solvente ou água em algum pano ou qualquer tipo de recipiente, evitando pulverizar o ambiente em si
- Repita este processo até que seja perceptível que o reservatório está totalmente limpo, sem qualquer resquício de tinta
- Desligue a pistola pulverizadora e a desconecte da energia elétrica novamente
- Limpe a região externa do produto com algum tipo de pano umedecido com solvente ou água, dependendo do caso
- Por fim você deve desenroscar a porca união, retirando o regulador de tinta e o bico pulverizador para então realizar a limpeza do regulador de tinta e o bico pulverizador com um pincel com solvente ou água
Vale destacar que, para qualquer dúvida referente ao produto, modo de utilização ou informações gerais você pode acessar o manual de instruções do produto ou falar com um especialista.
Pistola pulverizadora de tinta: qual o preço?
Para saber qual o preço da pistola pulverizadora é preciso entrar em contato com um especialista, pois há vários modelos disponíveis e o preço varia de acordo com eles. As indicações variam de acordo com a necessidade do comprador, a frequência de uso, se é para atividade profissional e vários outros fatores.