A poeira originária da queima e processamento de madeira pode ser extremamente prejudicial à saúde. Por isso, são necessárias medidas de segurança para garantir a saúde dos prestadores de serviços que se expõem a esse resíduo da madeira. Primeiramente, deve-se utilizar os equipamentos de proteção individual e proporcionar treinamento dos trabalhadores, além de a limpeza e a ventilação do local também ajudam na prevenção.
Exposição e seus riscos à saúde
A madeira é um dos materiais mais utilizados em indústrias e artesanatos, sendo encontrada em fabricação de móveis, utensílios, suportes, extração de celulose e entre outros. Quando processada, ou seja, cortada, serrada, torneada, perfurada ou lixada, essa madeira deixa um resíduo em pó que, dependendo da espécie da árvore, pode ter uma composição química mais tóxica.
Esses resíduos da madeira afetam a saúde daqueles expostos a ela, atingindo principalmente o sistema respiratório. Durante o trabalho, aqueles que executam o manuseio de máquinas e ferramentas que tratam de materiais como a madeira possuem uma exposição e risco de saúde maior.
Quando inalado, o resíduo em pó da madeira se deposita nas vias aéreas podendo causar sintomas alérgicos como tosse seca, rinite, bronquite crônica, asma ocupacional, déficit da função pulmonar, dermatite e outros diversos problemas de saúde.
Prevenção e o uso dos coletores de pó
Há medidas que auxiliam na prevenção e na diminuição da exposição dos prestadores de serviço a esse resíduo tóxico originário das madeiras. Assim, com intuito de evitar complicações de saúde deles.
Ao estar em exposição a esse resíduo, deve-se manter o local bem ventilado e úmido, além de preservar a limpeza e salubridade em geral. Outro fator necessário são os equipamentos de proteção individual. Deve-se utilizar, por exemplo, óculos e máscaras que bloqueiam e reduzem o contato com o resíduo em pó da madeira.
Além dos cuidados citados, podemos contar com ferramentas que auxiliam na limpeza e eliminação desse resíduo. Desse modo, os coletores de pó são extremamente úteis e eficazes, podendo encontrar em nosso site clicando aqui.
Os coletores de pó funcionam de modo a proporcionar limpeza e organização no espaço de trabalho. Essa ferramenta é ideal para uso em marcenarias e indústrias, aspirando pó e serragem. Ao exercer sua função, evita o acúmulo de poeiras, ou seja, diminui a exposição aos resíduos e até de alguns objetos maiores de madeira. Sendo assim, os coletores de pó são um grande investimento para garantir o bem estar e uma alta produtividade dos trabalhadores e garantir sua segurança.