Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Rebolo abrasivo

Rebolo Abrasivo: uma peça versátil e necessária

Compartilhe
Sumário

Rebolo é uma ferramenta fabricada com material abrasivo, de forma redonda, que é normalmente utilizada em retíficas, esmerilhadeiras, moto esmeris. Ferramenta ideal para fazer desbaste em superfícies ferrosas ou para afiar ferramentas cortantes. É preciso pensar, então, nos cuidados com rebolos abrasivos para garantir a eficiência da operação, desde a escolha do rebolo correto até a correta utilização da ferramenta. Confira então algumas dicas que separamos para vocês!

Cuidados com o Rebolo Abrasivo

Para garantir o melhor funcionamento dos rebolos abrasivos, devemos nos atentar em sua utilização, instalação e escolha das peças. O ponto inicial é prestar atenção na Flange, sendo essa a peça que fixa o rebolo na máquina. Quando colocadas incorretamente podem ser deformadas e levar até a quebra do rebolo durante a montagem.

Uma Flange danificada ou mal instalada pode, assim, danificar todo o resto do sistema da máquina e o material que está sendo produzido. Devemos, então, nos atentar para que ela não apresente distorção em sua superfície, rebarbas, desgastada ou deformada.

Um dos pontos de grande importância é lembrar de nunca retirar os rótulos dos rebolos abrasivos. Isso mesmo, os rótulos são uma parte fundamental no rebolo, pois eles aumentam a força empregada para fixar o rebolo. Dessa forma, garantindo que ele fique estável e não tenha folgas. Quando removidos, a pressão de aperto aumenta podendo ocasionar a quebra dos rebolos.

A fixação do rebolo abrasivo é essencial para que não haja quedas e batidas. Além disso, já na montagem é necessário nos atentar a isso, evitando bater ou exercer uma alta força e pressão no rebolo. Também na montagem devemos, inicialmente, verificar a dureza do rebolo para escolher o correto para determinada máquina e operação.

Escolha o Rebolo correto para sua operação

Ao escolher o rebolo abrasivo para sua tarefa, você deve se atentar a alguns pontos como a dureza, operação e material da peça trabalhada. Definimos a dureza de acordo com a quantidade de liga na peça, sendo essa liga o material que une os grãos abrasivos do rebolo. A escolha errada da dureza pode resultar, por exemplo, na queima da peça de trabalho, pois a composição do rebolo pode estar muito dura em relação ao material da peça que está sendo trabalhada.

Sendo assim, devemos escolher a dureza de acordo com o material a ser trabalhado. Quanto mais duro ele for, mais macio deve ser o rebolo e vice-versa. Além do material, devemos saber definir o tipo de operação de trabalho.

Com o rebolo abrasivo, podemos exercer tanto o trabalho de acabamento quanto de desbaste e afiação. Utilizando um Moto Esmeril, por exemplo, podemos dar acabamento ou desbastar peças de aço, alumínio e ferro, bem como estruturas metálicas.

rebolo abrasivo 1

O desbaste é a operação de tornar menos espesso e remover uma grande quantidade de material da peça. Ou seja, retirando todas as rebarbas e irregularidades da peça de trabalho. O acabamento, por sua vez, é o trabalho de remover a rugosidade e tornar mais lisa a superfície das ferramentas. Já a afiação, é a operação que permite dar forma as arestas de corte das ferramentas, possibilitando um corte mais preciso.

Escolher o rebolo correto e tomando os cuidados necessários, é possível garantir mais produtividade e segurança. Para isso, a Ferrari conta com uma linha de rebolos abrasivos de diferentes tamanhos e durezas. Clique aqui e encontre já o rebolo perfeito para a sua operação!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest