Quem nunca passou por uma situação em que a bateria do veículo descarregou e te deixou na mão, não é mesmo? Nessas situações, ao utilizar um carregador de bateria para carro são necessários alguns cuidados. Por isso, hoje trazemos para você dicas para você estar preparado e em segurança nesses casos, auxiliando na tarefa.
O carregador de bateria é um equipamento fácil de manusear, porém deve-se ler o manual antes de iniciar a tarefa. Além disso, é preciso atentar-se às medidas de segurança e utilizar equipamentos de proteção individuais necessários.
Riscos e cuidados no uso do carregador de bateria para carro
Quando utilizamos o este equipamento o maior risco encontrado é que ocorra um curto-circuito na bateria. Para que isso não ocorra é necessário se atentar em não conectar o pólo positivo ao negativo, ou seja, não inverter os pólos do carregador. Não devemos, também, alterar a ordem ao ligar os cabos no carregador de bateria. Seguindo, então, primeiro o fio vermelho no polo positivo e, depois, o cabo preto no polo negativo. Outro fator que pode gerar o risco de um curto-circuito é a utilização de ferramentas de metal ao manusear o carregador.
É importante, então, utilizar equipamentos de proteção como óculos, considerando que a bateria possui um ácido que ao esquentar pode evaporar e atingir os olhos de quem está realizando a tarefa. Esse ácido, caso a bateria esteja muito velha, pode também vazar e queimar a pele. Desse modo, é interessante utilizar luvas e ficar atento às condições da bateria em questão.
Dentre os riscos encontrados, levar um choque é o menos provável e preocupante, pois a corrente elétrica da bateria não possui força suficiente para ferir gravemente uma pessoa. Sendo assim, os cuidados são necessários para evitar danos tanto ao carregador e veículo quanto à pessoa que realizará o serviço da carga.