Você já se perguntou como escolher bomba d’água? Escolher a bomba d’água adequada para suas necessidades pode parecer uma tarefa complexa diante de tantas opções disponíveis no mercado.
Seja para uso doméstico, irrigação, aplicações industriais ou qualquer outra necessidade, entender quais são os tipos de bombas e suas características é fundamental para fazer a escolha certa.
Uma bomba d’água é um equipamento essencial que transfere líquidos de um local para outro, podendo elevar a água de poços, cisternas ou reservatórios para caixas d’água, sistemas de irrigação ou distribuição residencial. Saber como escolher bomba d’água certa garante eficiência energética, durabilidade e atendimento adequado às suas necessidades.
Este artigo foi pensado em você, que busca saber como escolher bomba d’água. Vamos apresentar os principais tipos, quais as diferenças entre elas e como calcular a bomba, quantos metro puxa e muito mais.
Qual a diferença entre uma bomba centrífuga e uma bomba periférica? Conhecendo os tipos de bombas para saber como escolher bomba d’água
As bombas centrífugas e periféricas são os dois tipos mais utilizados no mercado, mas possuem funcionamentos completamente distintos que resultam em características e aplicações diferentes.
A bomba centrífuga utiliza a força centrífuga gerada por um rotor para acelerar a água radialmente; a água entra pelo centro do equipamento e é lançada para fora pelas pás do rotor, criando pressão e vazão.
Em contraste, a bomba periférica funciona através de um rotor com pequenas pás radiais que fazem a água circular várias vezes ao redor do rotor antes de sair, multiplicando assim a pressão gerada.
A escolha entre uma bomba centrífuga e uma periférica deve considerar prioritariamente a necessidade específica da aplicação.
Mas existem outros tipos de bombas. Para saber como escolher bomba d’água certa para sua necessidade é preciso conhecê-las.
Bomba injetora
Ideal para succionar água de grandes profundidades, chegando até 40 metros de altura manométrica. Funciona através de um sistema que cria vácuo para “puxar” a água do poço ou cisterna, sendo muito utilizada em residências rurais e urbanas onde há necessidade de captar água de poços profundos
Bomba autoaspirante
Esse tipo de bomba possui a capacidade de “escovar” o ar do sistema automaticamente, não necessitando de válvula de pé. São práticas para instalações onde há variação no nível da água, como cisternas e reservatórios. Ideais para alturas de sucção de até 8 metros
Bomba submersa
Projetadas para trabalhar completamente submersas na água, são ideais para poços tubulares profundos. Possuem motor selado e são muito eficientes para grandes profundidades, podendo operar a dezenas de metros de profundidade sem perder eficiência
Bomba submersível
Conta com uma estrutura mais complexa. Ela atende um alto número de atividades, desde drenagem de poços e piscinas até diferentes atividades industriais, tendo capacidade de fazer o transporte de água com dejetos, partículas sólidas e água suja. Ela precisa ser retirada do reservatório onde está realizando o trabalho por conta da necessidade de limpeza.
Como calcular a bomba d’água?
Outro fator relevante para ajudar a como escolher bomba d’água correta é calcular o dimensionamento correto de uma bomba d’água a fim de garantir eficiência e economia. Calcular errado pode resultar em baixo desempenho, desperdício de energia ou até mesmo queima do equipamento.
Para dimensionar corretamente sua bomba, você precisa conhecer dois pontos essenciais.
Altura Manométrica Total (HMT)
Soma da altura de sucção (distância vertical da bomba até a fonte de água) com a altura de recalque (distância vertical da bomba até o ponto mais alto de entrega da água), mais as perdas de carga na tubulação
Vazão Necessária
Volume de água que precisa ser transportado por unidade de tempo, geralmente medido em litros por hora (l/h) ou metros cúbicos por hora (m³/h).
As perdas de carga incluem perdas por atrito na tubulação, conexões, curvas e válvulas. Uma regra prática é adicionar 10% à altura total para compensar essas perdas.
Cada bomba possui uma curva característica que mostra a relação entre vazão e altura manométrica. O ponto de operação ideal fica na intersecção entre suas necessidades (HMT e vazão) e a curva da bomba.

Quantos metros uma bomba de 1 cv puxa? Qual a melhor bomba para subir água?
A capacidade de elevação de uma bomba de 1 CV varia significativamente conforme o tipo de bomba e a vazão desejada. Não existe uma resposta única, pois a potência de 1 CV pode ser aplicada de diferentes formas dependendo do design da bomba.
Bombas centrífugas, periféricas e injetoras têm características distintas. Uma bomba periférica de 1 CV pode alcançar alturas maiores que uma centrífuga da mesma potência, mas com menor vazão.
A melhor bomba para elevar água depende fundamentalmente da altura que precisa ser vencida e do volume de água necessário por hora. Para situações onde se precisa elevar água a grandes alturas com vazão moderada, as bombas periféricas são a opção mais adequada. Quando as alturas são ainda maiores, as bombas multiestágios se tornam necessárias.
Para captação de água em poços profundos, as bombas submersas são imbatíveis. Elas trabalham completamente submersas na água, eliminando totalmente os problemas de sucção e operando com alta eficiência mesmo a profundidades superiores a 100 metros.
Quando a necessidade é movimentar grandes volumes de água para alturas moderadas, as bombas centrífugas oferecem a melhor solução. Elas proporcionam alta vazão com menor consumo energético.
Como escolher bomba d’água?
Para quem chegou até aqui querendo saber mais de como escolher bomba d’água, saiba que você precisa levar em consideração uma série de fatores, como a sua operação em si, necessidade de vazão maior ou menor, além de economia e relação custo-benefício. Para realizar o processo de forma mais tranquila e segura, é recomendável consultar uma empresa especializada que vai lhe ajudar na escolha da bomba mais adequada para usa necessidade.






