Sabia que a fita antiderrapante é uma medida simples, porém fundamental a segurança de idosos e crianças
Quem já caiu ou viu alguém escorregar numa rampa ou escada por causa do piso liso ou úmido? Isso significa que estar dentro de casa nem sempre constitui proteção. Algumas vezes, existem aspectos dentro do próprio lar que podem representar perigo, especialmente para crianças e idosos. Um deles é a falta de proteção em pisos.
Geralmente, os tombos acontecem dentro de casa, em escadas, descidas, degraus e solos sem proteção. Contudo, esses acidentes poderiam ser evitados se medidas simples fossem adotadas, como o uso de fitas antiderrapantes.
1 – Pesquisas mostram a necessidade da fita antiderrapante
No Brasil, as quedas encontram-se entre os principais motivos de internações hospitalares, principalmente de pessoas idosas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em todo o mundo, de 28% a 35% de pessoas com mais de 65 anos sofrem quedas a cada ano; para pessoas com mais de 70 anos, a porcentagem sobe, representando de 32% a 42%.
Para facilitar o dia a dia dos idosos, além das fitas antiderrapantes é importante a instalação de corrimões nas escadas, de barras de apoio no banheiro e ter uma iluminação adequada. Como diz a máxima popular: “prevenir é melhor do que remediar”.
2- Médicos alertam sobre a importância da fita antiderrapante
Segundo explica a gerontóloga, Ana Luiza de Andrade Lira (no depoimento deste vídeo, que você pode acessar), é super importante deixar os ambientes de casa segura para os idosos. Ela ressalta a importância da prevenção também com o uso de fitas antiderrapantes, pois ajudam a minimizar os riscos de quedas e acidentes.
A queda gera riscos na perda de autonomia dos indivíduos podendo causar impactos físicos e psicológicos, resultando em importante abatimento na qualidade de vida dos idosos. Entre as complicações causadas pela queda estão fraturas, medo de cair, abandono das atividades, modificação de hábitos, imobilidade, isolamento social, etc.
3 – Onde aplicar a fita antiderrapante?
Desde 2012, a aplicação de fita antiderrapante é obrigatória em locais públicos, visando evitar acidentes, como quedas e escorregões, principalmente para idosos, crianças e pessoas com deficiência. Além dos locais públicos, ambientes residenciais também devem ter aplicações da fita antiderrapante.
As fitas são compostas com material que, além de ter função antiderrapante, também ajudam na aderência e fixação na superfície aplicada. Elas são recomendadas para locais em que há alto risco de escorregamento e quedas, como rampas, degraus, escadas, quintais, corredores, garagens, pisos lisos ou de granito, banheiros e chuveiros, pisos com desníveis, entre outros.
4 – Como não errar na escolha fita antiderrapante?
O ideal é escolher uma cor diferente à do revestimento do piso, como a Fita Antiderrapante Rexon 50 mm X 5 m Preta, que fica bem aparente no solo.
Já em locais escuros, como escadas de emergência, devem receber fitas fluorescentes, como a Fita Antiderrapante Rexon 50 mm X 5 m Neon, que brilha no escuro. As fitas também podem ser transparentes, preta e neon e cinza.
As fitas antiderrapantes da Ferrari podem ser aplicadas nos mais variados ambientes abrangendo qualquer local onde há risco de escorregões. Além de evitar acidentes, nossas fitas são práticas, com fácil aplicação, alta aderência e longa vida útil.
Agora que você já conhece os tipos de fitas antiderrapantes, qual sua função e onde podem ser aplicadas, que tal compartilhar este conteúdo para que outras pessoas também se protejam? Aproveite, também, para visitar outros posts em nosso blog e para conhecer nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, LinkedIn e Youtube. Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos melhores conteúdos e dicas!
Até o próximo post!