Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
bombas d'água

Bombas D’água são equipamentos fundamentais em Zonas Rurais

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

A crise hídrica que afeta o país não é a única responsável pela falta de água em muitas propriedades rurais. Ao decorrer desse texto, vamos explicar a importância das bombas d’água para ajudar a enfrentar esse problema.

Além dos longos períodos de estiagem comuns em algumas regiões do país, o próprio relevo do terreno contribuiu em muitos casos para que a água abundante do local não seja satisfatoriamente distribuída. 

Portanto, isso leva muitos produtores rurais a adotarem soluções próprias para lidar com o problema em suas propriedades.

O uso de bombas d’água é indispensável em muitas situações, como por exemplo, reaproveitamento da água da chuva, alocação da água em caixas suspensas estrategicamente posicionadas, poços artesianos ou cisternas.

Conheça os tipos de bombas d’água clicando aqui.

Entenda a importância da bomba d’água nas zonas rurais do país,

Captação subterrânea

No caso dos poços artesianos, a distribuição da água captada dependerá do uso da bomba d’água submersa. Entretanto, é importante saber que a própria pressão da água poderá ser suficiente para fazê-la chegar à superfície depois de perfurado o poço.

Sendo assim, quando a vazão não é suficiente para a subida da água até a superfície, as bombas d’água garantem a retirada adequada do recurso. Assim, ela bombeará corretamente para diferentes reservatórios dentro da propriedade 

bombas d´'agua

Bombeamento de água para caixas elevadas através de bombas d´água

A captação e distribuição de água em propriedades rurais pode acontecer de duas formas: pela gravidade ou por elevação. 

Para terrenos ricos em água, o uso da gravidade torna o processo de captação extremamente simples e econômico. Nestes casos, basta conduzir a água por canos, valetas e dutos artesanais utilizando a própria gravidade.

Em outros casos, quando existem reservatórios naturais, utilizar a água por meio da disposição de caixas d’água elevadas é o ideal. 

O uso de bombas d’água neste caso será essencial para a elevação da água dos reservatórios até a caixa, portanto, dependendo da distância entre a caixa ao local de utilização, para o bombeamento direcionado da água da caixa até esses lugares (plantações e pastos).

A alternativa mais plausível é a disposição de mais de uma caixa suspensa pelo terreno, mas é necessário saber que cada uma atenderá a uma demanda específica, como a irrigação ou manejo de gado, por exemplo. Após bombear a água para cada uma das caixas, sua distribuição poderá acontecer por gravidade, devido à proximidade da caixa do local de utilização da água.

Até mesmo em propriedades rurais onde não há disponibilidade de rede elétrica é possível utilizar as bombas d´água. Nesse caso, porém, apenas as movidas à gasolina.

bombas d'água

Reaproveitamento da água da chuva pelo produtor rural

Para o produtor rural que opta pelo reaproveitamento da água da chuva, o uso da bomba d’água também será muito importante. Então, após a alocação das calhas e a distribuição dos reservatórios pela propriedade, ele precisará investir no bombeamento da água captada para os locais de sua utilização.

Aqui, a lógica é a mesma do bombeamento direcionado, citado no tópico acima. A captação dependerá da disposição de reservatórios em locais mais baixos (para favorecer o escoamento natural da água da chuva, por gravidade), sendo assim, a água captada deverá ser bombeada para seus pontos de uso.

Porém, o sucesso com o bombeamento de água em sua propriedade rural depende também da escolha da bomba d’água adequada para sua necessidade.

A Ferrari é especialista em Bombas D’água, acesse o nosso site e contate um de nossos revendedores.

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se cadastre para receber novidades da Ferrari