Hoje em dia possuímos inúmeras ferramentas que nos auxiliam em nossas tarefas. Na marcenaria, isso não é diferente. Com diversas ferramentas, equipamentos, máquinas e dispositivos, não podemos também esquecer do processo inicial para qualquer projeto: o planejamento. Desse modo, cria-se o plano de corte na marcenaria. Facilitando e aprimorando os serviços do marceneiro na hora do corte da madeira!
Plano de corte
Mas afinal, o que é o plano de corte? É um documento que detalha todo um planejamento e organização para determinado projeto de marcenaria. Proporcionando organização e ordenação e descrevendo as peças a serem cortadas. Em suma, o plano de corte é um método de garantir a melhor estratégia para as atividades na marcenaria. Com todos os passos alinhados e descritos, é possível estudar a melhor forma de utilizar a chapa de madeira.
Cada projeto tem seu método e objetivo, porém, todos buscamos a execução mais econômica, eficaz e de qualidade. Com um planejamento baseado nas principais necessidades de um projeto específico, pode-se agilizar os processo. Além disso, descobrindo um melhor aproveitamento e reaproveitamento da chapa de madeira.
Quais as vantagens do plano de corte?
Considerando que planejamento é uma parte de extrema importância em todos os serviços. Na construção e montagem de móveis, por exemplo, não será diferente. Deve-se cortar as chapas de madeira MDF com ferramentas específicas e do modo correto. Sendo essas vendidas em painéis.
Dentro do plano de corte temos desde o número de pedaços dos painéis de MDF até quais serão as ferramentas de marcenaria utilizadas no projeto. Especificando também as características do material a ser cortado e sua espessura. Assim, tem-se todos os dados necessários para um acabamento perfeito.
O marceneiro que presta o serviço se prepara, dessa forma, conseguindo organizar quais peças, tamanhos e formatos necessários. Após isso, pode definir o processo evitando o desperdício de materiais, dinheiro e recursos.
Com o plano de corte em mãos, conseguimos então executar os cortes e a montagem. Tudo isso de forma a resultar no projeto exatamente como o desejado e desenhado inicialmente. Ou seja, garante a qualidade e satisfação do cliente, superando expectativas e captando clientes fiéis.