Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
construção civil

Construção civil: Tendências e inovações da para 2021

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

 

Em tempos de tecnologia avançando a cada dia, a construção civil está a todo vapor. O ano de 2021 promete trazer avanços e tendências inovadoras para o setor. Mesmo que o mercado da construção civil ainda seja conservador, as empresas estão cada vez mais incorporando as inovações em seu dia a dia. Os avanços tecnológicos aumentam a produtividade e facilitam o trabalho das empresas, desse modo, eleva a eficácia e a qualidade dos serviços. Separamos então as tendências e inovações da construção civil para esse ano, ferramentas que prometem alavancar o setor.

Building Information Model (BIM)

A BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia que vem crescendo cada vez mais no mercado brasileiro da construção civil e torna-se obrigatório. Esse método funciona de modo a permitir a criação e gestão de projetos de construção civil. O processo da Modelagem de Informação da Construção garante vantagens como redução de custos, otimização dos planejamentos e execução de projetos, além de permitir que os projetos sejam compatibilizados. Conforme os benefícios para as empresas, os clientes acabam recebendo um serviço de maior qualidade.

BIM

ERP 

O ERP, ou Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema integrado de gestão empresarial. Esse sistema interliga todos os dados e processos da empresa, de modo que agiliza e facilita a comunicação interna. Sendo assim, o ERP traz para a construção civil uma dinâmica mais eficaz para os projetos, se tornando uma ferramenta inovadora e essencial para a gestão das empresas do setor.

Impressora 3D

Uma ferramenta inovadora com grande potencial para a construção civil são as impressoras 3D. Com cartuchos de cimento é possível imprimir vigas, paredes e pilares. Além disso, essas impressoras proporciona uma maior liberdade na criação de projetos inovadores e personalizados. A tecnologia, junto à criatividade, faz com que empresas criem seu diferencial em meio ao mercado da construção civil.

impressora 3D

Cidades Inteligentes

Com ferramentas como softwares inteligentes, os projetos de cidades inteligentes e com soluções ambientais sustentáveis se tornam mais recorrentes no setor da construção civil. Mesmo que sejam projetos com um custo mais alto, é possível desenvolver uma infraestrutura conectada eficaz e com operações otimizadas.

As cidades com soluções sustentáveis tomam uma proporção maior, podendo suprir a realidade atual e trazendo inovações que permitem uma adequação melhor das obras e projetos em relação ao meio ambiente. Sendo então uma pauta de grande relevância no ano de 2021 na construção civil.

Tecnologias digitais 

A integração da tecnologia com a utilização de robôs, drone e outros equipamentos impulsiona os serviços e o mercado. Portanto, podemos dizer que qualidade, eficiência e precisão dos projetos e obras são grandes resultados gerados pela integração das novas tecnologias. Facilitando e melhorando o trabalho nas empresas e incorporando as tecnologias no dia a dia.

A utilização de ferramentas para realidade aumentada também vem mostrando tendência de crescimento no mercado da construção civil. Assim, além de trazer um diferencial para a empresa, também possibilita uma melhor experiência aos clientes que podem visualizar os projetos de forma mais realista.

drone

Internet das coisas

Um termo recorrente quando se fala em inovações é “internet das coisas”. Esse termo engloba um conceito de interligar a conexão digital de objetos permitindo por exemplo, rastreamentos e identificação de níveis de segurança. Equipamentos com GPS integrado, automatização de serviços e tarefas, assim como soluções estratégicas em meio a uma rede.

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se cadastre para receber novidades da Ferrari